Prefeito é preso durante operação da Polícia Federal

Foto: Mayara Vieira/ NSC TV

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, foi preso na manhã de hoje (18), durante a Operação “Chabu”, da Polícia Federal, que tem como objetivo, desarticular uma organização que violava o sigilo de operações policias em Santa Catarina.

Junto com a secretária da Casa Civil, Luciana Veloso Lima, presa hoje em Florianópolis. O delegado da Polícia Federal Fernando Caieron, foi preso em Porto Alegre (RS).

No total foram 30 mandados cumpridos, sendo 23 de busca e apreensão e 07 de prisão temporária, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre (RS).

Depois da análise dos materiais apreendidos durante a Operação Eclipse, em agosto do ano passado, foi apurado pela Polícia Federal, que o grupo suspeito construiu uma rede feita por um núcleo político, empresários, servidores do órgão e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para atrapalhar as investigações policias e proteger o núcleo político em troca de benesses financeiras e políticas.

“Durante as investigações foram apuradas práticas ilícitas, dentre as quais envolve o vazamento de informações a respeito de operações policiais a serem deflagradas até o contrabando de equipamentos de contra inteligência para montar ‘salas seguras’ a prova de monitoramento em órgãos públicos e empresas”, informou a PF.

Ainda de acordo a polícia, as investigações apontam a prática de crimes de associação criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência, corrupção ativa e tentativa de interferir em investigações penal que envolva a organização criminosa.

O nome “Chabu”, significa dar problema, dar errado, falha no sistema, usado comumente em festas juninas quando falham fogos de artifício.

O post Prefeito é preso durante operação da Polícia Federal apareceu primeiro em Bahia Política.