Camaçari discute medidas socioeducativas em fórum

Foto: ASCOM/ PMC

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), por meio da Coordenadoria de Proteção Social Especial (CPE), promoveu na manhã de ontem (18), no Teatro Alberto Martins, o 2° Fórum de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de Camaçari, realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). As medidas socioeducativas são aplicadas aos adolescentes que cometeram ato infracional, com o objetivo de desenvolver ações de reconstrução de projetos de vida.

Na abertura do encontro, a superintende da Sedes, Daniele Fortunato, representando a secretária da pasta Andrea Montenegro, fez uso da palavra e reforçou a ideia do trabalho em união. “Estamos todos aqui hoje com um único objetivo, efetivar os direitos das crianças e adolescentes. Precisamos fortalecer a base, para que eles não cheguem ao CREAS”, pontuou.

O evento contou com diversos profissionais da área, com o intuito de ampliar e aprofundar o debate sobre as medidas socioeducativas em meio aberto no município. A representante da Fundac, Cristiane de Andrade, explanou sobre o panorama das medidas socioeducativas no Estado, mostrando os desafios e avanços.

A juíza da Vara da Infância e Juventude de Camaçari, Geórgia Quadros, fez um breve resumo sobre a necessidade de fortalecer a rede. “Em Camaçari, atualmente 16 jovens estão cumprindo medidas socioeducativas, dois deles são do gênero feminino. Precisamos buscar parceiros, órgãos privados, credenciar pessoas da comunidade, para o trabalho voluntário de fiscalização e acompanhamento desses jovens, a fim de fortalecermos essa rede”.

Com o tema plano municipal de atendimento socioeducativo em meio aberto: uma responsabilidade de quem?, a palestrante Carla Andrade Barreto, promotora de Justiça da Infância e Juventude de Camaçari, trouxe uma reflexão aos presentes: “A socioeducação em meio aberto é dever prioritariamente do município. É uma política que envolve várias secretarias”. Sinalizou.

O post Camaçari discute medidas socioeducativas em fórum apareceu primeiro em Bahia Política.