Camaçari – Parceria entre prefeitura e fanfarras do município viabiliza projeto “Mais Música na Escola”

Foto: Divulgação

Foi com apresentações musicais, teatro lotado e muita alegria que a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), formalizou uma importante parceira com as fanfarras e bandas marciais, para a implantação do Projeto “Mais música na Escola”, no município. A assinatura do Termo de Compromisso aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (19/7), no teatro da Cidade do Saber, e contou com a presença do prefeito Elinaldo Araújo.

Foto: Divulgação

“Estou muito realizado em estar investindo nas instituições musicais da cidade e, ao mesmo tempo, proporcionando um projeto revolucionário para nossos estudantes. Investir recurso público nas fanfarras e bandas marciais é proporcionar cultura e educação para a população” ressaltou o gestor municipal.

Foto: Divulgação

Sete instituições musicais, através de seus presidentes, firmaram o compromisso para participar das ações culturais e artísticas do projeto, que visa proporcionar aos estudantes da rede municipal de ensino a aprendizagem de música, bem como a apreciação de apresentações musicais.

Foto: Divulgação

Há 24 anos presidindo a Filarmônica 28 de Setembro, Antonio Araujo Lima, ficou encantado com a proposta e ao mesmo tempo feliz em poder contribuir com o projeto. “A música aguça os sentidos, contribuindo para o desenvolvimento corporal, mental e linguístico. E vou além, a música é uma das fontes de alimentação espiritual do ser humano. Para muitos, ela é a carótida que circula o sangue para o cérebro e o coração”, acrescentou Lima.

Foto: Divulgação

O projeto vai beneficiar 38 unidades escolares e tem como prioridade os estudantes do Ensino Fundamental II. “Levar a arte, a música e a fanfarra para dentro da escola é a gente apostar no conhecimento encantado que muitos estudiosos dizem que é o que a escola precisa ter para que nossas crianças e nossos jovens queiram voltar, ficar e permanecer na instituição. Os alunos vão aprender disciplina e vão aprender, também, que tocar sozinho não vai rolar, que é preciso estar junto com o outro”, destacou Neurilene Martins, secretária de Educação do município.

Foto: Divulgação

Durante o evento de assinatura do Termo de Compromisso com Fanfarras, todas as instituições parceiras do Projeto “Mais música na Escola” se apresentaram e mostraram um pouco do trabalho que desenvolvem, tocando no instrumental e fazendo o público cantar músicas de cantores de renome nacionais e internacionais.

Foto: Divulgação

O estudante Matheus da Silva, 17 anos, acredita que o projeto vai agregar em seu desenvolvimento. “O ‘Mais Música na Escola’ vai levar a energia da música para dentro da sala de aula e através das oficinas vai ajudar a quem não sabe e tem o sonho de tocar um instrumento. Quem sabe até seguir uma carreira artística na música!”, enfatizou o aluno da Escola Municipal Cosme de Farias.

Foto: Divulgação

O vice-prefeito José Tude também esteve no evento e elogiou a iniciativa do prefeito em firmar a parceria com as fanfarras do município. “Essa é mais uma decisão acertada que o prefeito Elinaldo toma em seu governo, investir em educação para os nossos jovens é investir no futuro de Camaçari, e ao mesmo tempo ele reconhece o valor de nossas fanfarras para contribuir com a formação desses jovens dentro das escolas”, destacou.

Foto: Divulgação

A cerimônia, que contou com a presença de secretários municipais e vereadores, foi transmitido ao vivo pela TV Cultura Camaçari – Canal 1.4 da TV Litorânea.

Instituições musicais que firmaram parceria:

Sociedade Filarmônica 28 de Setembro

Associação Cultural Fanfarra Municipal Popular de Abrantes – FAMPA

Associação Cultural Banda Marcial Estudantil de Camaçari – FANESC

Associação Cultural Fanfarra Estudante de Parafuso – FANESP

Sociedade Cultural Fanfarra Estudantil de Vila de Abrantes – FANESVA

Associação Cultural BAMUCA

Associação Cultural e Social Paraíso – FANPOP

Confira mais fotos do evento:

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O post Camaçari – Parceria entre prefeitura e fanfarras do município viabiliza projeto “Mais Música na Escola” apareceu primeiro em Bahia Política.