Tenente-coronel Roberto Jorge retorna ao comando do 18º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas

Foto: Reprodução (Teixeira Hoje)

Uma passagem de comando no final da tarde desta sexta-feira (02/08), no plenário da Câmara Municipal com a presença do subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militares no Estado da Bahia, coronel Adolfo Dórea, marcou a troca de comando do 18º Batalhão de Grupamento do Corpo de Bombeiros Militares de Teixeira de Freitas. Depois de 1 ano e 7 meses, o tenente-coronel Admilson Cerqueira Reis deixa o posto para assumir o 6º GBM de Santo Antônio de Jesus com base em toda região do recôncavo da Bahia.

Assumiu o posto de comandante do 18º GBM de Teixeira de Freitas, o também tenente-coronel Roberto Jorge Ferreira, oriundo do comando do 4º GBM de Itabuna, onde já estava por 1 ano e 7 meses. O tenente-coronel Roberto Jorge quando ainda era major comandou o Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas e havia passado o comando para o então major Admilson Cerqueira. Ambos foram promovidos tempos depois à patente de tenente-coronel e nesta sexta-feira (02) houve o retorno do comandante Roberto Jorge, já como tenente-coronel para novamente dirigir os destinos do 18º GBM.

O subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militares no Estado da Bahia, coronel Adolfo Jorge Dórea, que na década de 90 já foi subcomandante do extinto 13º BPM no comando do então tenente-coronel Bartolomeu Calheiros, elogiou o comando deixado pelo tenente-coronel Admilson Cerqueira e enalteceu o retorno do tenente-coronel Roberto Jorge ao comando de uma das melhores unidades do Corpo de Bombeiros no Estado da Bahia.

O tenente-coronel Osíris Cardoso, diretor geral do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, foi o oficial que comandou a tropa no estado cívico do cerimonial. O 18º Batalhão de Grupamento do Corpo de Bombeiros Militares de Teixeira de Freitas possui base nos 13 municípios do baixo extremo sul da Bahia e hoje possui sede própria e um efetivo de 106 bombeiros. No fim da passagem de comando, o comandante substituído Admilson Cerqueira recebeu uma festejada homenagem da pequena bombeira mirim Maria Oliveira, filha do 1º tenente Raimundo Oliveira.

Quem é o tenente-coronel Roberto Jorge

O novo comandante do 18º GBM, Roberto Jorge Ferreira da Silva, ingressou na Polícia Militar da Bahia em 10 de setembro de 1990, ao ser aprovado em concurso público para sargento. Mas em 1992 ingressou na Academia Superior da Polícia Militar do Estado da Bahia após ser aprovado no vestibular do oficialado da PM e em 1995 foi declarado aspirante a tenente. Em 1996, foi oficializado na patente de 2º tenente, no ano seguinte, foi promovido a 1º tenente. Chegou a patente de capitão em 2006, promovido a major em 2012 e tenente-coronel em 7 de maio de 2019.

O tenente-coronel Roberto Jorge é bacharel em ciência da computação e licenciado em matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz e especialista em segurança pública pela Universidade do Estado da Bahia. Dentre as funções já exercidas na Polícia Militar da Bahia, foi chefe do serviço de inteligência do 19º BPM de Jequié, comandante da Polícia Militar de Itiruçu, chefe da coordenação administrativa e financeira do 4º GBM de Itabuna, subcomandante do 6º GBM de Porto Seguro, comandante do GBM de Itabuna e pela segunda vez chega ao comando do 18º GBM de Teixeira de Freitas.

O post Tenente-coronel Roberto Jorge retorna ao comando do 18º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas apareceu primeiro em Bahia Política.