PIB cresce 0,4% no 2º trimestre e afasta risco de recessão técnica

Foto: Reprodução (Agência Brasil)

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,4% no segundo trimestre deste ano, em comparação com o trimestre anterior. A informação foi divulgada hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB no segundo trimestre de 2019 totalizou R$ 1,780 trilhão.

O indicador também apresentou altas de 1% na comparação com o segundo trimestre de 2018 e 1% nos últimos 12 meses.

O resultado veio um pouco acima do esperado por analistas do mercado e afastou o risco de entrada do país em uma “recessão técnica”, caracterizada por dois trimestres seguidos de retração do PIB.

A alta do PIB no período foi puxada, principalmente, pelos ganhos da indústria (0,7%) e dos serviços (0,3%). Já a agropecuária teve queda 0,4%. Pela ótica da despesa, a taxa de investimento avançou 3,2% e o consumo das famílias cresceu 0,3%. Já o consumo do governo recuou 1%.

Além de apresentar o resultado do período, o IBGE revisou de 0,2% para 0,1% a queda do primeiro trimestre. Também foram revisados os resultados de trimestres anteriores, revelando que o país também registrou retração no 2º trimestre de 2018.

O post PIB cresce 0,4% no 2º trimestre e afasta risco de recessão técnica apareceu primeiro em Bahia Política.