BAMUCA de Camaçari adere à Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao Suicídio

Foto: Reprodução (Redes Sociais)

Setembro já é oficialmente o mês da campanha de prevenção ao suicídio. E para chamar atenção para esta situação, a Banda Marcial de Camaçari (BAMUCA), entrou luta pela valorização da vida.

Nas redes sociais, a BAMUCA publicou uma imagem que faz alusão à campanha. No texto da publicação, a banda explica o motivo da adesão: “A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão”, explica a publicação.

A CAMPANHA – O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) que busca promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulguem o tema, alertando a população brasileira sobre a importância da discussão.

De acordo com o CFM, o mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, da Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio (International Association for Suicide Prevention – em inglês).

DADOS – De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano em todo o mundo. No Brasil são registrados quase 12 mil casos por ano. Para a ABP e o CFM, falta uma política de atenção, com infraestrutura e recursos humanos suficientes, para ajudar quem sofre com stress, depressão e esquizofrenia, transtornos que podem levar ao desejo suicida.

O Brasil é a quarta nação latino-americana com o maior crescimento no número de suicídios entre 2000 e 2012. Atualmente, segundo o CVV, a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. “Esse número já deveria ser suficiente para estimular as pessoas a se mobilizarem pela prevenção dessas mortes precoces, mas apesar dos avanços, os tabus, preconceitos e vergonhas ainda são adversários nessa luta”.

No país, o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (basta discar 188), e-mail e chat 24h todos os dias.

Confira vídeo abaixo:

A BANDA – Fundada em 1977 pela junção das bandas dos Colégios Polivalente e São Tomás de Cantuária, a BAMUCA tem títulos estaduais, regionais e nacionais ainda como fanfarra e também como banda marcial, a partir de 2004. O último título de referência da BAMUCA a Copa Norte-Nordeste disputada em Igaraçu, no estado de Pernambuco.

O post BAMUCA de Camaçari adere à Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao Suicídio apareceu primeiro em Bahia Política.